Pesquisar este blog

domingo, 4 de outubro de 2009

DINAMICA PARA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Dinâmica para interpretação de textos
Publicado por: Zailda Coirano em: 11 11UTC Fevereiro 11UTC 2009

Em: Atividade extra| Dinâmica Comente!
Antes de começar a matéria para interpretação de textos, eu sugiro essa dinâmica, que está no blog Coelho da Cartola. Além de ser engraçada – os alunos se divertem e pagam mico – os faz pensar.

A interpretação de textos é importante não só na escola, mas no cotidiano de cada um, porque em muitas situações de nossa vida temos que entender os textos e decifrar seu significado.

Infelizmente muitos brasileiros saem da escola na categoria de analfabetos funcionais – sabem ler, escrever e fazer contas mas não entendem o significado do que leem. Isso torna difícil preencher um formulário, abrir uma conta, preparar um currículo decente, ou mesmo ler um contrato antes de assinar.

A dificuldade de interpretar um texto já transformou milhões de pessoas em vítimas de golpes de espertalhões que valem-se da dificuldade das pessoas para enganá-las. Na escola a razão de muitos alunos que tiram nota baixa e têm baixo desempenho em diversas matérias é porque têm dificuldade para entender o enunciado das questões então não os leem, e se leem não entendem o que têm que fazer.

Para fazer a brincadeira, acesse Coelho da Cartola – Dinâmica para interpretação de textos.
Antes de iniciar a matéria do bimestre é bom preparar uma dinâmica e essa além de engraçada - os alunos costumam rir muito e pagar mico - os faz pensar na importância da interpretação de textos no dia-a-dia.

Digite uma lista numerada mais ou menos assim:

1- Leia atentamente as instruções até o final.
2- Dê um abraço no colega do lado.
3- Coloque seu caderno em cima da carteira.
4 - Levante da carteira e vá até o quadro-negro.
5- Diga seu nome em voz alta.
6- Corra até o fundo da classe.
7- Conte até 3 em voz alta.
8- ......

Faça uma lista bem grande, com pelo menos 30 coisas e não esqueça da última:

30- Faça somente a número 2.

Como fazer:

Na sala de aula, avise que vai fazer uma dinâmica e que será uma competição para ver quem termina primeiro. Entregue as folhas viradas para baixo e diga que são as instruções mas que só podem virar quando você mandar.

Para dar mais "pressão", diga que vai cronometrar o tempo que vão levar para terminar. Diga "tempo!" ou qualquer outra palavra assim para que comecem.

Conclusão

O que se vê é que a maioria dos alunos - se não todos eles - mesmo lendo a primeira instrução "leia atentamente até o final" não a obedece, então fazem tudo o que está na lista. Quando chegam à última descobrem que teriam que executar apenas a número 2. Isso demonstra claramente que eles não entenderam (ou desconsideraram) uma instrução. Demonstra que é importante entender exatamente o que significam as palavras, já que se a primeira instrução era ler atentamente até o final, deveriam seguí-la primeiro lendo tudo até o final, para só então partir para a execução da número 2.

Fazendo tudo provaram que quando não se interpreta direito um texto muitas vezes tornamos as coisas mais difíceis para nós mesmos, temos que fazer coisas que seriam desnecessárias se interpretássemos corretamente um texto.

2 comentários:

Sandra Lacerda disse...

Estou amando seu blog. Suas sugestões são objetivas e divertidas. Abraços

Ganhe GOld de Graça disse...

amiga amei, mas não consegui entender bem, sei que os alunos vão fazer tudo da lista, mais e para fazer só o numero 2 .

o numero 2 e dar um abraço no amigo eles vão logo fazer.
Suas sugestões são ótimas, bjsss.