Pesquisar este blog

domingo, 4 de outubro de 2009

DINAMICA PARA PRODUÇÃO DE TEXTO E DINAMICA DO COMPLEMENTO

Dinâmicas para Produção Textual - Palavra Importante
Objetivos:
Socializar, mantendo a união do grupo proporcionando condutas de boa convivência; Observar características de personalidade de cada aluno para maior conhecimento do grupo com o qual vai trabalhar, dando espaço para expressarem seus sentimentos; Estimular o gosto e prazer pelas aulas de Língua Portuguesa dando continuidade ao trabalho com a nova proposta; Estimular o raciocínio lógico partindo de suas preferências e sentimentos; Estabelecer relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita; Confrontar diferentes abordagens com um mesmo tema; Produzir textos que sejam significativos.

Desenvolvimento:

Proponha aos alunos que pensem numa palavra muito importante para eles, uma palavra que gostam muito, que gostam de ouvir, de falar, de escrever, enfim, a palavra preferida.





Depois de eleita a palavra esta deve ser escrita por cada um, em letras grandes, no centro de um papel almaço duplo.

O professor - dinamizador deve propor que durante um tempo determinado cada um registre em forma de diagrama o maior número de palavras que mantenham relações de sentido com a palavra central.

Exemplo:

Beijo namorado família

Saudade Amor coração

Carinho trabalho paixão

Num segundo momento, com os alunos sentados em círculo, para que o clima fique informal, todos devem apresentar suas palavras centrais, preferidas.

Constatar os alunos que elegeram a mesma palavra central e as demais que mantém relação com a mesma. Fazê-los observar se com a mesma palavra central os alunos possam ter escritos palavras diferentes relacionadas. Provocar para que em cada caso os alunos dêem exemplos de outras palavras que possam estar relacionadas com a central. Indagar se todas realmente são relacionadas a central, e porque as são.

No final da apresentação várias palavras centrais e outras relacionadas a elas terão surgido, e através delas o professor deverá levar os alunos a perceberem

A importância da escrita nas relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita; suas preferências e seus sentimentos.

A culminância da atividade é a produção de um texto individual onde todas as palavras relacionadas e a preferida devem constar. É interessante deixar os alunos livres para escrever uma composição, um poema, uma história...
O intuito é que os alunos tenham ânimo em escrever, caso seja atingido o interesse e engajamento esperado sairão belas produções textuais.

Idéia:

Podem ser corrigidas todas as composições num segundo dia, juntamente com os alunos, registrando-as, uma a uma no quadro e analisando as formas corretas ou incorretas gramaticais e ortográficas.

Após todas as composições corrigidas e rescritas montar um livro da turma, com capa, ilustrações e onde constem todas as produções textuais. O livro pode ser xerocado e divulgado na escola e para os responsáveis.

DINAMICA DO COMPLEMENTO


Eu sou uma camisa sem botão.

Eu sou o botão da sua camisa.

Eu sou uma calça sem zíper.

Eu sou o zíper da sua calça.

Eu sou uma cabeça sem pescoço.

Eu sou o pescoço da sua cabeça.

Eu sou um pé sem sapato.

Eu sou o sapato do seu pé.

Eu sou uma mala sem alça.

Eu sou a alça da sua mala
Eu sou uma xícara sem asa. Eu sou a asa da sua xícara.
Eu sou um carro sem volante. Eu sou o volante do seu carro.
Eu sou uns óculos sem lentes. Eu sou as lentes dos seus óculos.
Eu sou um avião sem asas. Eu sou as asas do seu avião.
Eu sou uma saia sem elástico Eu sou o elástico da sua saia.
Eu sou uma floresta sem árvores. Eu sou as árvores da sua floresta.
Eu sou um livro sem páginas. Eu sou as páginas do seu livro.
Eu sou um céu sem estrelas. Eu sou as estrelas do seu céu.
Eu sou um rádio sem som. Eu sou o som do seu rádio.
Eu sou uma rosa sem pétalas. Eu sou as pétalas da sua rosa.
Eu sou uma árvore sem frutos. Eu sou o fruto da sua árvore.
Eu sou um jardim sem flores. Eu sou as flores do seu jardim.
Eu sou um circo sem espetáculo. Eu sou o espetáculo do seu circo.
Eu sou uma banda sem músico. Eu sou o músico da sua banda.
Eu sou um mar sem peixe. Eu sou o peixe do seu mar.
Eu sou um deserto sem oásis Eu sou o oásis do seu deserto.
Eu sou uma empada sem azeitona. Eu sou a azeitona da sua empada.
Eu sou um pão sem manteiga. Eu sou a manteiga do seu pão.

6 comentários:

Unknown disse...

adorei essa dinâmica vou aplicá la com meus alunos. Sempre vou ver as novidades no seu blog p trabalhar com meus alunos.Beijão

Luciene disse...

Amiga blogueira,
Gostei da dinâmica e vou trabalhar com os professores que coordeno.
Você está convidada a visitar o Educando para Cidadania - Luciene Pinto e deixar o seu comentário.
Parabéns pelo blog!
Um abraço fraterno,
Luciene.

Jéssica disse...

GOSTEI MUITO DAS SUGESTÕES, POREM FIQUEI SURPRESA COM A FACILIDADE COM QUE FOI DITO SOBRE AS CORREÇÕES. DARÁ TEMPO COLOCÁ-LAS NO TODAS NO QUADRO E EXPLORAR AS CLASSES GRAMATICAIS QUE SURGIREM? E UMA TURMA DE 25, 30 ALUNOS COMO A GENTE FAZ ISSO ANTES DE CHEGAR AS FÉRIAS DE JULHO...

genivalda disse...

ola. amei seu blog. tambem sou professora e gosto de interagir com outras colegas. parabens e continuem assim. afinal a linguagem é nosso dom

Anônimo disse...

Olá!

sou professora na sala de leitura,adorei suas sugestões,também desenvolvo trabalhos com os alunos,vou aplicar a dinâmica com eles.
Abraços,
Marileide.

sarah disse...

AMEI ESSE IDEIA PROFESSORA E PARABÉNS PELO DINAMISMO EM ENSINAR...BJ