Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MODELO DE PROJETO PARA O GESTAR II DE LINGUA PORTUGUESA

Escola Municipal “Boa Esperança”
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar
Professora: Silvia Macedo Lopes
Turmas: 5ª,6ª e 7ª série











A INFLUÊNCIA DO LAZER NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ( aula da saudade)


O presente projeto é
para cumprimento de um dos
requisitos exigidos pelo gestar
II de Língua Portuguesa.



“ O segredo do sucesso é
fazer do seu dever o seu lazer”

(Mark Twain)






São José dos Quatro Marcos – MT, Setembro de 2009.


MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS
ESCOLA MUINICIPAL “BOA ESPERANÇA”
PROGRAMA GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADORA MILTS DE SOUZA LADEIA
CURSISTA SILVIA MACEDO
TURMAS 5ª, 6ª E 7ª SÉRIE


A INFLUÊNCIA DO LAZER NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM (aula da saudade)






São José dos Quatro Marco -MT, Setembro a Novembro de 2009

Introdução



Afirma Gomes (2004) que a escola enquanto espaço de transmissão de um conhecimento elaborado, dialoga com áreas de conhecimento diferenciadas, com isso a questão do lazer nesse espaço se mostra enquanto campo que se pode contribuir para a formação desse sujeito inserido nessa instituição educativa de forma a vivenciar em diversos conteúdos culturais, inserindo – o diversos valores e atitudes, onde a dimensão da cultura é constituída por meio de vivência lúdica de manifestações culturais em um espaço e tempo conquistados pelo sujeito estabelecendo assim relações dialéticas com as necessidades, obrigações e deveres.
No campo da educação pode – se identificar as atividades de lazer como ações integradas dos “Quatro pilares da educação”, aprender a conhecer e pensar, aprende a fazer, aprender a viver juntos , aprendendo a viver com os outros e aprender a ser. Será utilizado o tempo dedicando – se a atividades que os alunos gostem de fazer, o que não significa que sejam sempre as mesmas atividades.
Com este enfoque de educação pelo lazer, adquire um caráter funcional, pois direciona a educação usando o lazer como um ”veículo de aprendizagem”, onde é válido ressaltar que este caráter funcional esteve muito presente no programa que se irá trabalhar o lazer, em aulas práticas, através da produção de textos e leitura.






Justificativa





A escola Boa Esperança é uma escola da zona rural que fica na Comunidade Barra Clara, município de São José dos Quatro Marcos e os alunos dessa escola nasceram nessa comunidade e não conhecem a capital Cuiabá e também um zoológico, por isso esse projeto
tem como finalidade desenvolver uma aula da Saudade com as turmas da 5º, 6º e 7º Série, onde o educando possam expressar-se e comunicar-se por meio do conhecimento de mundo onde vivemos, favorecendo com isso o desenvolvimento da percepção e da sensibilidade. O desejo dos educandos sobre essa aula/campo no Zoológico da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso – UFMT, surgiu durante uma aula de Português sob a orientação da Professora Silvia Macedo Lopes, onde após um levantamento prévio com os mesmos observou que 100% dos alunos ali pesquisados nunca foram ao zoológico e não conhecem os animais da nossa fauna brasileira e até mesmo mato - grossense, com isso baseando no Estatuto da criança e do adolescente, no Capitulo 1 e artigo 71, onde se diz: “ A criança e o adolescente tem direito a informação, cultura, lazer, desportos e diversos espetáculos, se faz necessário uma visita ao respectivo zoológico ampliando com isso seus conhecimentos e despertando suas curiosidades pessoais. Nessa perspectiva o presente projeto pretende desenvolver um trabalho de leitura e produção de texto através de estratégias atrativas para o aluno, possibilitando – o a além de cumprir com as atividades propostas, conhecer lugares e culturas diferentes, através do lazer.


Metodologia




No dia 10 de outubro de 2009, na semana da criança será realizada uma aula campo da disciplina de Língua Portuguesa com os educandos da escola Municipal “Boa Esperança”, no Zoológico da UFMT, em Cuiabá. Os métodos empregados serão as observações de cada educando a olho nu, registros através de filmagens, fotos e um diário individual relatando todo o seu conhecimento e aprendizado. Depois já em sala cada aluno produzirá uma avaliação reflexiva sobre o nosso trabalho.































Objetivo Geral

- Proporcionar conhecimento de lugares e curiosidades/comparação da zona rural para a zona urbana.






Objetivos Específicos

 Fortalecer o laços de amizade entre os Educandos;
 Despertar a imaginação;
 Mostrar o novo e conhecer algo até então não conhecido;
 Quebrar barreiras entre sonhos e realidade;
 Proporcionar criação de um diário individual para relatar a viagem utilizando as disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia, Historia e Ciências;
 Produzir textos.





AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de acordo com o interesse, participação, compromisso, envolvimento e realização das atividades propostas durante a realização do projeto.


CONCLUSÃO



CRONOGRAMA

SETEMBRO – Discussão com os alunos sobre o projeto.
- Solicitação de transporte;
- Organização para a viagem.

OUTUBRO – Autorização dos pais;
- Viagem/Aula Campo;
- Produções dos trabalhos.

Novembro – Apresentação dos resultados para toda a comunidade escolar, através de cartazes e textos.

















DESPESAS

Transporte -------------------------------------------------------------1000,00
Alimentação-------------------------------------------------------------550,00
Digitação------------------------------------------------------------------45,00
Fotografias----------------------------------------------------------------85,00
Encadernação-----------------------------------------------------------120,00
Materiais diversos-------------------------------------------------------68,00

Total--------------------------------------------------------------------1868,00
















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR-GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA – TPS E AAAS




























ANEXOS